Mindset

Mindset

Você já ouviu falar de Mindset? Você sabe o seu significado?

A psicóloga norte americana Carol Dweck, autora do livro intitulado Mindset, (que eu super recomendo a leitura AQUI), durante seus anos de pesquisa em psicologia do desenvolvimento, constatou que os resultados, nas diferentes áreas da nossa vida, se devem a nossa configuração mental, ou seja, a maneira que cada um encara as mais diversas situações do cotidiano e que motivam a tomada de decisão. Essa forma de enxergar o mundo, ela denominou de Mindset, ou em outras palavras, mentalidade. E os seus estudos mostraram que existem 2 tipos de Mindset: um fixo e outro de crescimento.

No mindset fixo a pessoa acredita que nasce com uma capacidade imutável. Ou ela é inteligente ou não. Essas pessoas costumam se comportar com muita vaidade e até hostilidade. Elas evitam desafios e novas experiências para se proteger do fracasso, pois isso evidenciaria a falta de habilidade. Pensando dessa forma, elas se colocam no lugar de não-aprendizes e procuram constantemente por culpados. Para as pessoas de mentalidade fixa o mundo precisa mudar.

Já as pessoas de mindset de crescimento acreditam que podem se tornar melhores a cada dia, pela aprendizagem e dedicação. Normalmente elas gostam muito de desafios, pois são oportunidades de evolução. Dessa forma, elas se colocam na condição de eternos aprendizes. Encaram o erro como parte do processo, e quando isso acontece elas refletem sobre o seu próprio papel. Para as pessoas de mentalidade de crescimento, elas próprias precisam mudar.

 

Talvez você esteja se perguntado: qual é meu tipo de mindset?

A reposta é: há uma predominância de um dos tipos de mentalidade, mas a gente não possui apenas um tipo em todos as situações. É importante que você saiba que não há certo ou errado. No entanto, a mentalidade de crescimento é o que possibilita mais evoluções, mais adaptabilidade e mais desenvolvimento.

Os estudos da Carol Dweck revelaram que a mentalidade pode ser alterada. Isso mesmo! Podemos desenvolver uma nova forma de enxergar as coisas e os desafios que nos são apresentados. Talvez você, em algum momento da sua vida, já quis mudar algum hábito ou comportamento, e não teve sucesso. Mas para que essa mudança se torne efetiva é necessário mudar seu modelo mental, eliminando os seus sabotadores, ou seja, ao mudar a sua percepção sobre o mundo, as suas atitudes também se alteram. Sabe a expressão “pensar fora da caixa”? É isso que ela quer dizer, olhar os desafios de um outro ponto de vista, extrapolar os limites da sua caixinha, do seu mindset.

Como já dizia Albert Einstein: “insanidade como fazer a mesma coisa repetidamente e esperar resultados diferentes”.

 

Vou agora te oferecer algumas dicas para alterar o seu Mindset:

  • Se conheça – reflita sobre as situações em que você se comporta com mindset fixo e as situações em que você se comporta com mindset de crescimento. Procure entender os motivos de você pensar de uma determinada forma e analise as oportunidades de mudança.

  • Estabeleça metas que busquem o seu crescimento. Estabeleça objetivos e analise comportamentos e pensamentos que estão te impedindo em alcança-los. Identifique suas crenças limitantes, aquelas que te paralisam e impedem de buscar algo novo. Pense também nos comportamentos e pensamentos desejados.

Sobre esse assunto, assista esse vídeo: Síndrome de Gabriela

 

  • Cerque-se de pessoas positivas, com mindset de crescimento. Veja as pessoas que tem os resultados que gostaria de ter e procure saber como elas pensam e o que elas fazem quando as coisas dão certo mas também como elas pensam e agem quando as coisas dão errado. Se espelhe nelas, pois elas têm muito a contribuir com a mudança do seu mindset!

Sobre esse assunto, veja esse vídeo: Lei da Associação

  • Veja o lado positivo das coisas. Nossa mente parece que é programada para ver o lado negativo de tudo. E com isso acabamos colocando holofote nos pontos negativos ao invés de focar nas coisas positivas. Mesmo nos acontecimentos ruins pense em seus aprendizados, no que a experiência trouxe de positivo. Perceba que tudo o que damos foco, expande.

Assista também a este vídeo: Ative áreas do seu cérebro com um sorriso

Por fim, saiba que esta é uma mudança que exige esforço e não acontece da noite para o dia, mas é super possível!

Assista também ao meu vídeo sobre este assunto: