Eu trabalho, estudo, tenho que cuidar da casa, fazer as compras do supermercado, cuidar dos filhos, pagar as contas, me manter atualizada com relação as notícias… nossa!! Que estresse!! Ufa!!!!
Acredito que você também tenha uma rotina com muitas tarefas a cumprir. E isso te dá a sensação de que 24 horas são poucas para o tanto de coisas que tem por fazer?
Se na sua rotina também estiver presente uma sensação de fraqueza, dor de cabeça, tontura, falta de ar… pode ser estresse.
Em 2017 o Brasil já ocupava o segundo lugar no ranking mundial com a população mais estressada do mundo. E em 2020 o Brasil registrou um aumento de 80% no número de casos, sendo as mulheres as mais afetadas.
O estresse, assim como a ansiedade, é um mecanismo importante para o nosso corpo. Porque o estresse nos ajuda quando nos coloca em ação, mas em excesso pode trazer inúmeros prejuízos. Pode ser que você ainda não reparou como tudo isso afeta sua vida, por isso te recomendo ler este artigo até o final para que entenda um pouco mais sobre essa situação.
Causas do estresse
O estresse não tem uma única causa, mas se dá pelo conjunto de circunstâncias exigentes e desafiadoras apresentadas pela vida, e que muitos de nós acaba vivendo então sob estresse contínuo.
O estresse crônico, que é a exposição contínua aos eventos estressores, pode causar
- Medo
- aumento da pressão arterial
- arritmias
- dores de cabeça ou enxaqueca
- sudorese
- pele envelhecida prematuramente
- problemas sexuais
- problemas com digestão
- perda auditiva ou zumbido nos ouvidos
- insônia
Além disso o corpo fica mais suscetível ao adoecimento. Há também outros efeitos negativos como redução na motivação para realizar seus objetivos, atitudes antissociais, sensação de medo e incerteza, e o estresse também pode gerar ataques de ansiedade.
O estresse crônico dificulta a aprendizagem, a capacidade de concentração e de atenção. Pessoas tomadas por estresse tendem a agir “sem a cabeça”, pois há uma desestabilização das emoções e podem, pasmem, até danificar o DNA.
Lado bom do estresse
Mas o estresse não traz só coisas ruins, um pouco de estresse no momento certo pode servir como aquele impulso forçado, que desencadeia crescimento e te leva para um outro patamar.
É praticamente impossível evitar circunstâncias estressantes. Nos dias atuais, as profissões de alto estresse deixaram de ser exceção e tornaram-se a regra. Então é importante saber lidar com todas essas exigências para que você não seja impactado de forma negativa e acabe desenvolvendo também doenças físicas.
Como lidar melhor com ele
Vou te trazer aqui 3 pontos de atenção para você lidar melhor com tudo isso.
- O primeiro ponto tem a ver com a sua percepção, sobre como você entende e em como reage ao estresse (LEMBRE-SE que o estresse agudo, aquele pontual, é benéfico). Essa nova maneira de pensar aumenta sua resiliência e pode salvar a sua vida. Várias pesquisas apontam que quando as pessoas não veem saída, há um grande risco de redução da vida útil e, de modo contrário, aqueles que consideram o estresse positivo, sofrem menos impactos negativos e percebem melhora na sua capacidade de lidar de forma madura com as crises.
- Em segundo lugar, aumente os seus níveis de ocitocina. Porque você será menos impactado pelo estresse quando você se tornar uma pessoa mais agradável, mais amorosa e quando confiar e demonstrar preocupação com as outras pessoas. Porque essa maneira de agir aumentará os níveis do hormônio ocitocina em seu corpo. A ocitocina beneficia o nosso sistema nervoso, o cérebro e o sistema circulatório, diminuindo os níveis do hormônio do estresse cortisol e reduzindo a pressão sanguínea.
- O terceiro ponto de atenção é relacionado a sua saúde física, mental e psicológica. Por isso, a implementação de hábitos saudáveis nessas 3 dimensões vai te trazer inúmeros benefícios, inclusive te ajudar a blindar seu corpo e sua mente contra os efeitos nocivos do estresse.
Dica de ouro
Depois dessas questões, a super dica é que em grupo lidamos melhor com o estresse e os desafios da vida, então procure se cercar de pessoas que te apoiem e que te incentivem. Espero que você implemente todas essas dicas que te dei aqui e que você viva melhor a cada dia!
Assista também a este vídeo: